segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A HISTÓRIA DO E-MAIL

Explorar o passado é um processo essencial para entendermos onde estamos hoje, assim como identificar padrões que poderão se repetir no futuro.
Logo, esse módulo 6 sobre email começa com um breve história do email que provavelmente você nunca ouviu falar.


1971: A invenção do email
Em 1971, um jovem engenheiro chamado Ray Tomlinson procurava uma forma de enviar mensagens através de dois computadores, processo que seria considerado por muitos o início da Internet que conhecemos hoje, assim como o primeiro email enviado.




1978: Primeiro spam enviado
O primeiro spam foi enviado no dia 3 de maio sendo uma mensagem não solicitada (definição do que é um spam).
A mensagem era um propaganda de demonstração de um computador e foi enviada para 400 pessoas.


Início anos 90's: Contas AOL para todos
Aquele CD que provavelmente todos nós já recebemos. O barulho da conexão à internet e acesso ao cliente de email da AOL.
Tempos que nos lembram de rituais estranhos, como entrar de madrugada com intuito de usar apenas 1 pulso, e conseguir acessar esse novo universo chamado internet.
Hoje em dia, quase ninguém utiliza uma conta da AOL, graças a democratização da internet.


2003: Can Spam Act (Unsubscribe)
“Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography And Marketing Act,” é o significado da sigla Can SPAM Act.
É através dela que todos os emails enviados em massa necessitam obrigatoriamente de um link de descadastramento ao final do email.
Esse ato também é responsável por incentivar clientes de email, como o Gmail, de filtrar para a caixa de spam emails relacionados à Viagra, por exemplo.


Abril de 2004: Lançamento do Gmail
O Gmail não foi o primeiro serviço de email baseado na web grátis.
O Hotmail foi o pioneiro em 1996. Porém, o Gmail foi o primeiro cliente de email a propor 1GB de armazenamento e uma rápida interface em Ajax.
Hoje em dia, o Gmail possui um market share de 16% contra apenas 8% do Outlook (antigo Hotmail).
Mais sobre esses dados no próximo tópico.


2011: Emails mais bonitos (CSS3)
Os emails são predominantemente no formato de texto (“plain text format”).
Porém, a partir de 2011, eles ganharam um toque de design.
Através da adoção do CSS3 em 2011, os emails começaram um tendência rumo a profissionalização através de templates mais usados por empresas.


2012: Emails lidos em mobile passam desktop
Em 2012, a interação dos emails mobile (smartphones e tablets) ultrapassaram desktops (computadores e tablets), segundo esse estudo.
A partir dessa data, investir em um software de email marketing em que você consiga não apenas visualizar como seu email será mostrado em mobile, mas também oferecer responsividade ao cliente se tornou mais do que fundamental.


2013: Emails em HMTL5
A partir de 2013, os emails ganharam ainda mais poder estético e de usabilidade, suportando o HTML5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário